Search
Close this search box.
2022.10.10 - blend
Search
Close this search box.

Conheça cinco incríveis mercados gastronômicos pelo mundo

Uma experiência única de andar pelos corredores cercados de cores, cheiros, cultura e muita comida típica. Quem já visitou mercados gastronômicos em algum lugar do mundo sabe que a prática é uma das melhores maneiras de conhecer uma cultura local.

E cada vez mais esse tipo de experiência – que une viagem, cultura e gastronomia – é procurada pelos turistas mundo afora.  De acordo com pesquisa da consultoria Allied Market Reserach, o segmento de turismo gastronômico deve movimentar até 1,7 trilhão de dólares até 2027, ajudando não somente os viajantes, mas também o comércio local, tão impactado pela pandemia de Covid-19.

Por isso, o Blend Travel separou uma lista especial de mercados gastronômicos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Confira.

Borough Market – Londres

Um dos mais charmosos pontos culturais do Reino Unido, o Borough Market é imperdível para quem visita Londres. Considerado o mais antigo mercado da Inglaterra, em 2014 celebrou seus mil anos de existência. 

O Borough fica às margens do Rio Tâmisa e oferece mais de 100 barracas de diferentes alimentos que vão desde hortifruti até queijos e carnes. O legal é que todas essas lojinhas estão listadas no site oficial do mercado.

Abaixo das armações das pontes ferroviárias da era vitoriana, o visual do local é de tirar o fôlego. Por isso, uma curiosidade que chama atenção é que diversos filmes de Hollywood e séries conhecidas foram gravados ali, como Harry Potter, Diário de Bridget Jones e Peaky Blinders.

Típico passeio de sábado de manhã para os londrinos, o mercado fica bem cheio por volta do meio dia, então se programar para chegar cedo, principalmente aos sábados, pode ser uma boa estratégia para conhecer melhor o local.

Além dos alimentos frescos do dia a dia, o mercado e seus arredores oferecem uma variedade incrível de cafés e restaurantes. Para quem busca algo tipicamente britânico, o Roast e o Ginger Pig são as recomendações imperdíveis. Além disso, Brindisa Shop, com seu mundialmente conhecido sanduíche de chorizo, reúne o melhor da culinária espanhola. Para quem não dispensa uma boa e velha cervejinha, o local a se visitar é o The Rake.

La Boquería – Barcelona

Falar de comida e não falar da Espanha é praticamente impossível. Dono de uma das culinárias mais apaixonantes do mundo, o país também é berço de um dos mais reconhecidos hubs de gastronomia: o mercado La Boquería.

Localizado em Las Ramblas, bairro de Barcelona, Sant Josep de La Boquería (nome oficial do mercado) foi premiado inúmeras vezes como melhor mercado de rua da Europa. O espaço foi inaugurado em 1835, depois de uma revolta popular, quando agricultores e pecuaristas se reuniram no local para revender seus produtos.

Assim, o local possui mais de 300 lojinhas, além de bares e restaurantes. Para quem busca a experiência de um tradicional prato de frutos do mar catalão, as melhores pedidas ficam no Bar Boquería e no El Quim de La Boquería, ambos com cartas de vinhos espetaculares.

Além disso, para os fãs do Jamón espanhol, não se pode deixar de visitar a Ramos Boqueria 1939. Assim como o presunto, o vinho espanhol é um atrativo no local, com o estande La Carte des Vins se destacando com opções do mundo inteiro e com diversas faixas de preço.

Shuk Ha’Carmel – Tel Aviv

Charme e cultura. Assim podemos definir o Mercado Carmel, ou Shuk Ha’Carmel (em hebraico), um dos mais reconhecidos mercados gastronômicos do mundo. O maior mercado de rua de Israel é também um verdadeiro oásis de cultura e tradição em meio à globalizada Tel-Aviv e seus fast foods.

Anteriormente fundado por imigrantes judeus refugiados da Rússia, na década de 20, hoje o mercado é um dos pontos de encontro de diversas culturas.

Assim, além das borekas, um tipo de pastel isrealense super popular, é possível comprar nos pequenos estandes espalhados pela rua comidas típicas como Zaatar (tipo de pão super leve com massa fina e cobertura de sementes de sésamo e azeite), Shakshuka (uma mistura com ovos, pimentão, cebola, páprica e molho de tomate) e o Sabih (lanche de pão pita com berinjela, ovos, azeitonas e húmus).

DeKalb Market Hall – New York

Um dos bairros mais autênticos do mundo, o Brooklyn exala o espírito nova-iorquino como nenhum outro lugar. E é no coração do Brooklyn que se encontra o DeKalb Market Hall.

Relativamente novo, inaugurado apenas em 2017, o mercado representa a grande mudança pela qual o bairro do Brooklyn vem passando nos últimos anos, quando deixou de ser considerado um bairro perigoso e se transformando em um antro de yuppies e jovens adultos de classe média.

Desse modo, com cerca de 40 stands, o mercado é um food hall bem estilo NY, com muitos grab and go espalhados pela área. Uma das grandes estrelas é o Kat’z Deli, com seu reconhecido sanduíche ultra recheado de pastrami. Além disso, o local hospeda o Bunker, restaurante de comida vietnamita e que recentemente recebeu avaliações do Guia Michelin.

The Old Biscuit Mill – Cidade do Cabo

Uma verdadeira imersão cultural e gastronômica na África do Sul. Essa será a experiência de quem visitar o Old Biscuit Mill, na Cidade do Cabo. Ao estilo “feira”, o mercado só abre aos sábados, então é necessário uma programação prévia. Localizado numa antiga fábrica de biscoitos, o empreendimento é um verdadeiro hub criativo dos sul-africanos, indo além da gastronomia e reunindo exibições de moda, design e artesanato.

Além disso, o Old Biscuit Mill reúne bons e renomados restaurantes como The Test Kitchen, eleito o melhor restaurante do país e que já ocupou a 22ª posição no Mundo, além do Cocofair – loja de chocolate artesanal – e do the Pot Luck Club, ao estilo tapas espanholas. Entretanto, reservas são necessárias.

Portanto, se você sentiu água na boca e vontade de viajar, entre em contato e faça um roteiro personalizado com o Blend Travel.

Assuntos

Blend no Instagram
Fale com o Blend
+ lidas da blend

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em

Blend Viagens e Experiências Point da Neve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado
Outdoor

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em