Search
Close this search box.
2022.10.10 - blend
Search
Close this search box.

Roteiros imperdíveis: viagem de carro pelo Uruguai

O Uruguai é um dos destinos mais queridos pelos brasileiros. De acordo com o Ministério do Turismo do país vizinho, os turistas do Brasil representam quase 20% de todos os visitantes recebidos no ano. Ser tão perto e tão diferente sem dúvidas ajuda, sendo que muitos dos que visitam as terras orientales o fazem em uma viagem de carro.

Entretanto, uma roadtrip no Uruguai pode ser ainda melhor se feita com um bom roteiro em mãos. Por isso, neste post separamos os principais pontos a serem visitados durante um roteiro de viagem de carro no Uruguai. 

Como viajar de carro envolve sempre muitas variáveis, colocamos como cidade base e ponto de partida a capital brasileira mais próxima: Porto Alegre. Além disso, como o país é muito pequeno, o tempo de viagem pode variar para mais ou para menos, mas tenha em mente que uma semana seria suficiente.

Punta del Diablo

Assim como no Brasil, algumas das principais cidades do Uruguai estão na costa. Depois de cruzar a fronteira no Chuí, a primeira parada interessante no país vizinho é em Punta del Diablo. A pequena vila é extremamente fotogênica. Ponto de encontro de surfistas uruguaios, brasileiros e argentinos, a cidade tem um ar de Praia do Rosa, em Santa Catarina, há alguns anos atrás.

Com suas ruas não pavimentadas, comércio de artesanato e restaurantes, o lugar é ideal para descansar da estrada. As principais do local são as praias, com destaque para a Playa de los Pescadores, além da Playa de la Viuda e da badalada Playa del Rivero, onde se concentra a agitação durante a alta temporada.

Cabo Polônio

A apenas uma hora de Punta del Diablo, a antes desconhecida Cabo Polônio está cada vez chamando mais a atenção do turismo internacional por ser perfeito para se desconectar. O pequeno vilarejo hippie se encontra dentro de um Parque Nacional em uma península de difícil acesso – apenas carros 4×4 conseguem superar as dunas de areia do local. Mesmo assim, existe um veículo que pode pegar turistas na entrada do parque, sendo possível deixar o carro no local.

Além do belíssimo farol da vila, que oferece uma vista panorâmica do local, Cabo Polônio possui uma reserva de lobos marinhos, o que torna a experiência ainda mais interessante. Mesmo sendo comum um bate e volta partindo de Punta del Diablo, é possível dormir no local, que oferece um punhado de pousadas e de restaurantes.

La Pedrera e La Paloma

Praias mais procuradas pelos uruguaios em dias de calor, La Pedrera e La Paloma são duas paradas interessantes em uma viagem de carro pelo Uruguai. Maior e mais estruturada, La Pedrera é conhecida no país por seu Carnaval tradicional, que reúne milhares de uruguaios todos os anos. Além disso, o destino atrai bastante surfistas para a praia El Barco, onde também é possível encontrar resquícios de um náufrago na areia. 

Já La Paloma é menorzinha, mas também possui bons restaurantes. Seu grande atrativo é o Farol Cabo Santa Maria, inaugurado em 1874 e utilizado até hoje. O pôr do sol na praia é uma experiência bem única e muito procurada pelo uruguaios.

Villa Serrana e Carapé

Saindo do litoral e entrando no interior do Uruguai, uma parada essencial na região da Serra de Carapé. Lá é possível encontrar uma paisagem mais campestre, com inúmeras vinícolas, vinhedos e fazendas. Dentro de um clima de montanha, a pequena cidade de Villa Serrana é uma charmosa opção que une o conforto à tranquilidade da natureza. 

Para uma experiência completa de imersão nos pampas gaúchos, o Sacromonte é uma ótima pedida. O lugar é ao mesmo tempo uma vinícola e um sofisticado hotel, com arquitetura minimalista impressionante. Sem dúvidas, uma experiência diferente no Uruguai.

Punta del Este e arredores

Depois de uma imersão no campo, o roteiro volta ao litoral e às regiões mais conhecidas do Uruguai, começando pela badalada Punta Del Este. Idealizada pelo pintor uruguaio Carlos Paéz Vilaró, a Casapueblo sem dúvidas é o principal cartão postal da cidade, embora tecnicamente fique na vizinha Punta Ballena. Sua arquitetura diferenciada em um branco único abriga um blend de hotel, museu, restaurante e galeria artística e, sem dúvidas, é uma das atrações mais interessantes do país.

Além disso, a escultura de Los Afogados, com sua notória mão saindo da areia e o museu Rallí acrescentam uma dose essencial de cultura na viagem de carro pelo Uruguai.  Além de Punta, uma alternativa com excelente gastronomia e beach clubs que tem ganhado a atenção dos turistas nos últimos anos é a cidade de José Ignácio. Com 30 minutos de distância, a cidade também serve como base para conhecer as diversas vinícolas da região.

Montevidéu

Entrando na reta final da roadtrip, a capital uruguaia é um atrativo incrível de cultura, gastronomia e, de quebra, uma bela vista natural do Rio da Prata. Tendo o Palácio Salvo e o Teatro Solis como os pontos mais conhecidos, a cidade está se reinventando ao longo do tempo, passando a oferecer atrações alternativas como a Feria de Tristán Narvaja e visita a vinícolas próximas, como as bodegas Bouza e Carrau.

Além disso, a capital uruguaia oferece inúmeras opções de restaurantes, para todo tipo de gosto. Para algo mais tradicional do país, uma visita ao Mercado del Puerto pode ser uma boa pedida. Para algo mais elaborado, o Forte del 48 e o Gellius são grandes destaques e que estão presentes no Guia Michelin.

Colônia de Sacramento

A pouco mais de duas horas da capital Montevidéu, Colônia De Sacramento é uma charmosa cidade às margens do Rio da Prata. Tombado pela UNESCO, o centro histórico da cidade é um ótimo passeio, com uma riqueza cultural inigualável. Com seu tradicional pôr do sol no Rio da Prata, o lugar concentra inúmeras opções de restaurantes, sendo também um ponto de partida para vinícolas da província de Colôni

Com ruínas e resquícios da colonização portuguesa do local, a vila serviu como presídio militar da Coroa Portuguesa. Hoje, o turismo se desenvolveu ao ponto de atrair milhões de turistas todos os anos, oferecendo ótimos cafés, bistrôs e restaurantes. 

Assim, Colônia é um ótimo ponto final para a roadtrip. Porém, aos interessados, um pulo na vizinha Buenos Aires é super acessível por meio de uma balsa que cruza o Rio da Prata em pouco mais de 6 horas. 

Deste modo, uma viagem de carro para o Uruguai é uma experiência que precisa estar na bucket list de qualquer viajante. Para um roteiro personalizado, além de informações sobre carteira de motorista e outros detalhes de uma roadtrip no país vizinho, entre em contato com o Blend! 

Assuntos

Blend no Instagram
Fale com o Blend
+ lidas da blend

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em

Blend Viagens e Experiências Point da Neve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado
Outdoor

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em