Search
Close this search box.

Bali: por que a ilha da Indonésia se tornou a capital do bem-estar

Entre as mais de 17 mil ilhas que compõem a Indonésia, uma delas atrai milhares de turistas em busca da melhora das saúdes física e mental. Com a tradição milenar de incluir o bem-estar no dia a dia, Bali concentra inúmeras experiências imersivas em spas, retiros, hotéis e restaurantes, sendo considerada um dos principais destinos wellness do mundo.

Popularizada pelo Instagram, Bali se tornou um destino de desejo de muitos viajantes por suas belezas naturais fotogênicas. Praias, montanhas, cultura e comidas exóticas aos olhos do ocidente conquistaram os turistas de todo mundo. Talvez isso explique porque o local foi considerado o Destino Mais Feliz do Mundo em 2022, segundo uma pesquisa realizada pelo Club Med.

Porém, a ilha vai além das redes sociais. Embora tenha ganhado a atenção do mundo apenas nos últimos 10 anos, Bali tradicionalmente incorpora muitos aspectos de bem-estar na vida rotineira, o que se torna perceptível aos olhos ocidentais seja no ritmo da ilha ou na receptividade dos locais.

Entendendo a cultura

Para entender a tradição de bem-estar de Bali, primeiro é preciso um olhar sobre sua cultura histórica. Enquanto 90% da Indonésia é de religião islâmica, a ilha adotou o hinduísmo como religião principal. Na verdade, a ilha dá tanta importância para as tradições locais, que acabou criando uma vertente própria do hinduísmo, bem diferente da tradicional indiana. Assim, o balinês acredita muito mais em relacionamentos interpessoais e na harmonia entre humanos e natureza do que se um animal é considerado sagrado ou não.

Deste modo, esse impacto cultural é perceptível no dia a dia. Primeiro, porque a ilha possui mais de 20 mil templos – também conhecidos como Puras -, sendo que cada um deles tem um propósito específico, seja meditar, se relacionar ou apenas desacelerar. Além disso, a maneira como os balineses se relacionam entre si e com estrangeiros, de uma maneira receptiva e compreensiva, também chama a atenção de qualquer turista.

A compreensão da filosofia de Tri Hita Karana – “Três Causas da Bondade” – é um bom começo para entender a cultura da ilha. Essa é a origem do sistema de crenças balinesas, centrado na manutenção de um relacionamento harmonioso com Deus, as pessoas e a natureza. Assim, acredita-se que a sabedoria de viver fiel a esses elementos traz prosperidade e harmonia. 

Referências e atividades

Com a harmonia servindo de base para a sua cultura, Bali oferece uma série de atividades para a saúde mental, física e espiritual. Para os adeptos da Yoga, o modelo Shala se destaca em uma verdadeira imersão wellness na região de Uluwatu. Fizemos um post em que exploramos um pouco mais sobre a atividade, a qual o Asa Maia é referência, portanto vale a pena conferir.

Além disso, é impossível não mencionar as diversas opções de spas que a ilha possui. Talvez a rede Como seja a mais famosa da ilha, com três opções em diferentes regiões de Bali. A primeira, e mais conhecida por ter um foco total em práticas de bem-estar, é a Shambhala Estate. São 30 acomodações imersas na selva que possuem à disposição massagens, hidroterapia, tratamentos de limpeza e atividades físicas, consultas e tratamentos ayurvédicos, além de ioga, pilates e meditação.

Além disso, a rede Como oferece outras duas opções de resort: Uma Canggu, na praia, e Uma Ubud, uma opção mais intimista no interior. O que todos possuem em comum é o quanto a sério eles levam a harmonia da saúde dos seus hóspedes com a natureza e sustentabilidade.

Gastronomia

Bali é um ponto de referência quando o assunto é a alta gastronomia do Sudeste Asiático. Com comida saudável, não poderia ser diferente. Entendendo que os alimentos ingeridos são essenciais para o bem-estar físico e mental, a maioria dos hotéis e spas oferecem planos personalizados de alimentação saudável e com o conceito de farm to table. A própria rede Como, mencionada acima, possui dois restaurantes referências no assunto: o Shambhala Cuisine e o Glow.

Entretanto, fora dos spas é crescente o número de cafés e restaurantes com comida saborosa, orgânica e com ambientes impressionantes. É o caso do Good Mantra: um restaurante totalmente à base de plantas, comandado pelo lendário chef vegano Dom Hammond.  Quase tudo é feito na casa, desde os leites de nozes até as granolas e até os temperos e molhos picantes, sendo que os ingredientes frescos são utilizados de pequenas fazendas locais. 

Já para os veganos, o The Shady Shack oferece o cardápio inteiro sem carne e super saudável, com destaque para a Nori Bowl, a seleção de hambúrgueres veganos e o cheesecake de banoffee cru. 

Uma outra opção para café da manhã e brunch é o Ruko. Um dos mais hypados cafés da ilha oferece comida saudável de origem local e sua própria mistura especial de café indonésio – tudo servido com um toque industrial e tropical. O local é super frequentado por surfistas e yoginis. 

Desse modo, Bali é uma das maiores referências de bem-estar no mundo. Para um roteiro personalizado, entre em contato com o Blend Travel.

Assuntos

Blend no Instagram
[instagram-feed feed=2]
Fale com o Blend
+ lidas da blend

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em

Blend Viagens e Experiências Point da Neve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado
Outdoor

Peru: o destino das belezas naturais

Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em