Berço da civilização Inca, o Peru reúne história, cultura e belezas naturais inigualáveis. Assim, não é à toa que é um dos destinos mais em alta no turismo mundial. Uma pesquisa realizada pelo governo peruano revelou que 94% dos turistas que visitaram o país tiveram uma experiência satisfatória.
Com todo esse boom do turismo peruano nos últimos anos, a indústria se desenvolveu de maneira rápida. Se antes uma viagem ao Peru poderia parecer uma aventura incerta, hoje a estrutura oferecida pelo país é uma das melhores da América Latina. Além disso, são muitas as opções de experiências oferecidas, desde o desbravamento do Rio Amazonas até roteiros de trem de tirar o fôlego.
Por isso, com o objetivo de apresentar o país além de Machu Picchu, separamos neste post as mais incríveis belezas naturais do Peru. Confira!
Vale Sagrado dos Incas
Cercada pela imponente Cordilheira dos Andes, o vale é um dos maiores museus a céu aberto de uma antiga civilização antiga no mundo. Usado pelo Incas para organização das comunidades, hoje o local possui diversas ruínas, fortificação e estruturas que datam de milhares de anos.
O Vale fica entre os povoados de Písac e Ollantaytambo, o que o coloca no caminho de Cusco. Assim, para quem vai visitar Machu Picchu, o destino é uma ótima pedida, uma vez que se localiza a apenas 30 minutos de Cusco. Ao todo existem cerca de nove pequenas cidades na região, entre muitas outras pequenas vilas, o que também faz do vale uma ótima opção cultural, uma vez que é possível conhecer algumas das comunidades andinas.
Além disso, para os mais aventureiros, é possível fazer a tradicional Trilha Salkantay em uma imersão total na natureza, em 8 dias de caminhada na cordilheira.
Laguna 69
Mais ao norte do país e ainda pouco explorado por turistas brasileiros, a região da cidade de Huaraz encanta até o mais experiente visitante. O principal motivo são as belezas naturais do Parque Nacional Huascarán, um dos maiores do Peru. No meio da chamada Cordilheira Blanca, a cerca de 4500 metros de altitude, a Laguna 69 oferece um cenário exuberante com sua água de uma azul inigualável.
Rainbow Mountains
Um dos maiores espetáculos da natureza no Peru, a beleza das Rainbow Mountains se deve por sua formação rochosa colorida. De acordo com pesquisadores, isso aconteceu ao longo de milhões de anos, com o acúmulo de sedimentos marítimos e fluviais. Ao longo do tempo, o mar foi secando e tais sedimentos se acumulando nas formações rochosas, o que explica sua coloração hoje.
Visitar as Montanhas Vinicunca, como também são conhecidas, é uma experiência única e surreal. A visita ao local acontece por meio de trilha guiada. Como está a mais de 5000 metros de altitude, vale lembrar que é necessário a aclimatação antes de empreitada.
Oásis de Huacachina
Localizado ao sul do Peru, o oásis natural de Huacachina é um atrativo de tirar o fôlego. No meio de uma imensidão de dunas de areia branca, se encontra algo diferente, um respiro. Uma lagoa verde esmeralda, árvores e um pequeno vilarejo dão vida ao vasto Deserto de Ica.
Tal experiência vai além da vista cinematográfica. O local possui uma estrutura de primeira, com um centrinho comercial que abriga lojas, restaurantes e agências de turismo que possibilitam passeios de buggy pelo deserto e até a prática de sandboard.
Cataratas de Gocta
No meio da Amazônia Peruana se encontra uma das maiores quedas d’água do mundo. Com mais de 700 metros de altura, as Cataratas de Gocta são um verdadeiro prêmio para os 6 km de trekking necessários para alcançar o local. Tal imersão na Amazônia possibilita experienciar um ecossistema único de fauna e flora, que reúnem cerca de 110 espécies de aves e mamíferos, entre eles o macaco “mono choro” e o urso-de-óculos.
Lago Titicaca
Uma experiência de grandes dimensões. Assim podemos definir uma visita ao Lago Titicaca. A mais de 3800 metros do nível do mar, o lago é o curso d’água navegável mais alto do mundo. Além disso, figura entre os maiores da América Latina, abrigando incríveis 41 ilhas, algumas delas habitadas.
Localizado na fronteira com a Bolívia, o Titicaca foi formado pela água de degelo da Cordilheira dos Andes. Não bastasse sua beleza incondicional, o lago é repleto de cultura. Segundo a lenda andina, foi ali onde nasceu a civilização Inca, depois que o Deus Sol instruiu seus filhos a acharem um local tranquilo para seu povo. Ainda hoje, diversos sítios arqueológicos são encontrados na região.
El Misti
Na charmosa cidade de Arequipa, basta olhar para o horizonte para dar de cara com o imponente El Misti. Com apenas 17 km em linha reta separando a cratera do vulcão da catedral da cidade, o Misti possui um perfeito formato de cone com o cume nevado, portanto, uma vista inesquecível.
Segundo maior vulcão do Peru, com 5822 metros de altitude, o Misti é considerado um vulcão ativo, mesmo a última atividade relevante sendo em meados do século 19. Para os aventureiros, é possível escalar o vulcão ou fazer trekking na região, sempre com o apoio de guias locais.
Desse modo, as beleza naturais do Peru são diversas. De oásis a vulcões. Para um roteiro que se encaixa perfeitamente com o perfil de sua viagem, entre em contato com Blend.