Antigamente, as navegações eram apenas meio de transporte de passageiros ou de carga. Hoje em dia ultrapassaram essa ideia e se tornaram um conceito à parte de viagem! Sejam fluviais ou marítimos, esses passeios oferecem serviços completos de hospedagem, alimentação, entretenimento e muito mais.
Por barcos e veleiros
Há muitas opções de barcos – seja em relação ao tamanho, à quantidade de hóspedes ou de tripulantes para atender cada passageiro. Tipos de serviço, alimentação e rotas também variam bastante. As viagens sempre têm data definida e horários bem estabelecidos, o que facilita a organização dos passeios.
Os deslocamentos por rio são feitos em barcos bem menores que os marítimos, pois navegam em águas não tão profundas. São programas mais intimistas e o barco balança menos ainda, pois os rios são mais tranquilos. Não há tantas opções de entretenimento – normalmente um restaurante e um solarium com piscina, já que o foco é o destino, as cidades de parada.
Para viagens bem mais descontraídas, os veleiros, com seus serviços de luxo, são ótimas opções. Esse tipo de embarcação comporta por volta de 200 passageiros.
As rotas mais famosas e antigas são muito charmosas e cheias de descobertas. Na Europa, na Ásia, na Amazônia ou no Egito, cada rota tem sua particularidade e diferencial.
Por iates e navios
Os navios podem transportar mais de três mil passageiros e possuem variedades de entretenimento para todas as idades, muitas opções de restaurantes e, normalmente, as refeições são divididas em turnos para receber todos os passageiros com comodidade.
Os restaurantes de especialidades normalmente cobram uma taxa adicional (além do que já foi pago pelo all inclusive do navio). Piscina, cassino, lojas, spa e bibliotecas costumam ser alguns dos espaços disponíveis.
Já os navios de luxo são menores: comportam cerca de mil passageiros ou até menos. Nesse tipo de viagem, as bebidas estão incluídas e, em alguns deles, os passeios em terra também. Normalmente não há turnos de refeições nos restaurantes principais e o serviço de quarto está incluído.
Em uma viagem de navio você pode conhecer várias cidades fazendo apenas um check in e check out (bom para quem vai fazer um roteiro longo e não quer perder tempo com formalidades).
Muitas embarcações contam com serviço de mordomo, que pode cuidar até mesmo de fazer e desfazer as malas, entre outras comodidades. Quem experimenta esse tipo de serviço nunca mais vai querer ficar sem!
Os iates também oferecem serviço de luxo. Normalmente possuem marina retrátil, o que possibilita atividades no mar com motos aquáticas, stand-up paddle ou mergulho, por exemplo. Os iates podem ter vários tamanhos e oferecem conforto com serviço impecável.
A cada ano, as companhias marítimas investem em navios cada vez mais luxuosos e serviços personalizados. Há bem pouco tempo, os navios de exploração não ofereciam muitos atrativos em se falando de luxo. O foco era somente o destino e os passeios em terra (quase sempre incluídos nas viagens de expedição) – sem muita preocupação com uma cabine bonita e confortável. Mas as embarcações estão cada vez mais modernas, com decoração atrativa e aconchegante.
Uma coisa é importante destacar nessas embarcações: a alta qualidade da culinária. Algumas companhias oferecem restaurantes com estrelas Michelin a bordo e opções para agradar todo o tipo de cliente, com o melhor da gastronomia italiana, japonesa, tailandesa, entre outras.
Os roteiros possuem trajetos curtos (com poucas cidades), longos (com mais visitas) ou viagens transoceânicas. O verão do hemisfério norte leva muitos navios à costa do Mediterrâneo, Adriático, Báltico e Norte da Europa; além das costas Leste e Oeste dos Estados Unidos e Canadá (foto).
Há ainda as navegações de exploração, que podem ser feitas em lugares inóspitos como Antártica, Fiordes da Noruega, Canadá e Sul do Chile (Cape Horn).
E por terra?
Normalmente, os passeios em terra estão incluídos nas navegações por rio e fazem toda a diferença. O embarque e desembarque é mais tranquilo, pois são menos passageiros. Já em navios, o desembarque é feito com os botes, pois nem todos os lugares comportam esse tipo de embarcação.
Na gastronomia, existem passeios em que o chef de cozinha vai com o passageiro ao mercado local da cidade visitada para escolher os ingredientes do almoço ou jantar. Enquanto os passageiros terminam o passeio, o chef prepara a refeição com aqueles ingredientes escolhidos.
Gostou das dicas? Você pode conhecer praticamente o mundo inteiro viajando de barco ou navio, seja pelos mares ou rios. O Blend pode ajudar, pois personaliza a viagem ao gosto de cada um.